Stollen da Oma (Pão de Natal)

Stollen. Foto: pxhere.com

Você lembra do Natal quando vê um panetone? Na Alemanha, é o Stollen que provoca esta lembrança. O Stollen é um tipo de pão doce amanteigado, recheado de frutas cristalizadas, uvas-passas e amêndoas ou marzipã, mais úmido e de textura mais firme que o panetone, mas extremamente aromático e saboroso. O aroma do Stollen é o aroma do Natal para muitas famílias alemãs!

A origem do Stollen remonta ao final da Idade Média. Naquela época, o período de Advento (as quatro semanas que antecedem o Natal) era um período de penitência e neste período o povo era proibido de comer manteiga; por isso, as receitas eram preparadas com óleo de colza e ficavam pesadas e com gosto pouco agradável. Pior: na Saxônia, o óleo era muito caro e difícil de encontrar. Então os padeiros locais pediram que o Príncipe Eleitor pedisse ao papa que liberasse o uso da manteiga. O primeiro pedido, feito ao papa Nicolau V em 1450, foi negado. Um segundo pedido, feito a Inocêncio VIII em 1490 foi aceito e a manteiga foi liberada mediante o pagamento de uma taxa para a construção da Catedral de Freiberg. Para marcar a ocasião, os padeiros de Dresden desenvolveram a receita do que é hoje o mais conhecido Stollen, o Dresdner Christstollen, que é produzido até hoje por cerca de 150 casas especializadas que podem ostentar o selo de origem da iguaria.

Vocês vão notar que a receita da Oma usa grandes quantidades dos ingredientes… Era costume da família preparar o Stollen para presentear a família e os amigos. E também os vizinhos, pois o perfume do Stollen invade toda a vizinhança! Se desejar, diminua proporcionalmente os ingredientes para preparar quantidades menores.

Ingredientes:

  • 2Kg de farinha de trigo
  • 875g de manteiga sem sal
  • 300g de açúcar refinado
  • 875g de uvas passa pequenas, douradas e escuras.
  • Rum ou conhaque suficiente para marinar as uvas passas
  • 75g de cidra cristalizada
  • 75g de casca de limão cristalizado
  • 175g de amêndoas sem pele
  • 1/2 fava de baunilha (ou extrato de baunilha)
  • Casca ralada de um limão
  • 1/2 litro de leite morno
  • 1 colher de chá de essência de amêndoas amargas
  • 1 pitada de sal

Modo de fazer:

1- Alguns dias antes da preparação, misture o rum ou conhaque com as uvas passa e deixe marinando na geladeira.

2- Em uma tigela, coloque a metade da farinha e faça uma cova no meio. Dissolva o fermento com metade do açúcar e metade do leite, despeje na cova, cubra com farinha das laterais e deixe descansar por 10 ou 15 minutos, até a farinha sobre o fermento rachar. Enquanto isso, corte a manteiga (em temperatura ambiente) em pedaços e misture à outra metade da farinha com o sal.

3- Passado o tempo, acrescente o restante do açúcar e do leite e misture bem. Acrescente os demais ingredientes e a farinha misturada com a manteiga aos poucos, sovando por 10 a 15 minutos até a massa estar lisa e elástica. Cubra e deixe descansar até dobrar de volume.

4- Divida a massa em 8 ou 10 partes. Abra cada parte sobre uma superfície enfarinhada até formar um retângulo com 3 ou 4 cm de altura. Dobre a massa sobre si mesma no sentido do comprimento, deixando aproximadamente 1/4 sem cobrir. Coloque em uma forma untada com manteiga, cubra e deixe descansar por 1 hora em local aquecido e sem corrente de ar.

5- Asse em forno pré-aquecido a 160 graus por aproximadamente 1 hora, até que estejam dourados.

6- Depois de assado, tire do forno. Retire as uvas passa que ficaram de fora porque elas estarão ressecadas e amargas, e pincele a manteiga (que deve, ainda assim, derreter na superfície do Stollen). Finalize espalhando uma camada generosa de açúcar de confeiteiro com o auxílio de uma peneira fina.

7- Deixe esfriar completamente na forma. Em seguida, embrulhe em papel celofane e deixe descansando em local fresco e escuro.