O Schneckenbrot ou Schnecken Brot, também conhecido como Schnecke, é um tipo de pão ou doce de massa em forma de caracol (daí o nome “Schnecke”, que significa “caracol” em alemão). É um pão bastante comum nos países de língua alemã, com variações em várias regiões e diferentes formas de preparo. No Brasil, recebeu o nome aportuguesado de Chineque e é bastante popular no Sul do país, especialmente em Santa Catarina e no Paraná e, assim como acontece na Europa, o Chineque tem variações de recheios e coberturas, todos deliciosos. E aqui, como lá, é um acompanhamento perfeito para uma xícara de café.
O Schneckenbrot tem muitas variações, dependendo da região e dos ingredientes disponíveis. Aqui estão algumas das variações mais comuns:
Mohnschnecke: Feita com sementes de papoula moídas, essa versão é muito popular na Alemanha e Áustria, especialmente nas regiões do leste. O recheio de papoula dá uma textura e sabor únicos, apreciados por muitos.
Nussschnecke: Talvez a variação mais conhecida, esta versão é feita com recheio de nozes moídas, açúcar e canela. A massa é enrolada com o recheio e, após assada, às vezes recebe uma cobertura de glacê. É particularmente popular na Alemanha e Áustria.
Rosinenschnecke: Um tipo de Schnecke que contém passas no recheio. As passas são geralmente embebidas em rum ou outro licor para dar mais sabor, e a massa é frequentemente coberta com um glacê açucarado após ser assada.
Zimtschnecke: Versão semelhante ao Cinnamon Roll americano, a Zimtschnecke (caracol de canela) é feita com um recheio de açúcar, canela e manteiga. Esta variação é extremamente popular em toda a Alemanha e Suíça.
Puddingschnecke: Esta variação é feita com um recheio de creme de baunilha, semelhante a um pudim, o que dá uma textura mais cremosa e úmida. É comumente encontrada em confeitarias de Viena e outras regiões austríacas.
Apfelschnecke: Uma versão com recheio de maçãs cortadas ou em purê, combinadas com canela e açúcar. Esta variação é mais comum no sul da Alemanha e Áustria, onde as maçãs são um ingrediente amplamente utilizado em sobremesas.
Ingredientes
MASSA
- 200g farinha de trigo
- 20g açúcar
- 5g fermento biológico seco (meio pacote)
- 70ml água filtrada
- 1/4 colher (chá) de sal
- 1 ovos médios batidos
- 40g manteiga sem sal, amolecida
- 1 ovo médio batido com uma pitada de sal para pincelar
- Recheio de sua preferência (ver descrições acima e sugestões logo abaixo
Modo de fazer:
1- Em uma tigela grande, misture bem o fermento, o açúcar, a água e 100g de farinha até homogeneizar. tampe a tigela ou cubra com um pano úmido ou plástico filme e deixe fermentar entre 30 e 60 minutos em lugar protegido, até dobrar de volume. Este é o pré-fermento e esse método garante mais força e mais sabor para a massa.
2- Passado o tempo, acrescente o restante da farinha, o sal e o ovo. Misture bem até dar liga.
3- Junte a manteiga e misture até incorporar. Cubra e deixe descansar por 10 minutos.
4- Sove a massa usando o método de dobras*, até que fique lisa. Cubra e deixe crescer até dobrar de tamanho
*No método de dobras, você deve umedecer as mãos e puxar as pontas para o centro da massa. Pegue uma porção da extremidade, puxe até o centro. Vire a tigela um pouco e repita a operação. No total, você deve fazer este processo oito vezes até puxar toda a extremidade para o centro. Cubra e deixe descansar por 10 minutos. Passado o tempo, repita as dobras. Você notará que a massa vai estar um pouco mais elástica. Torne a cobrir e repita a operação 5 vezes no total antes de cobrir e deixar crescer até dobrar de tamanho.
5- Enfarinhe levemente uma superfície de trabalho. Abra a massa em formato retangular com cerca de 3mm de altura e pincele o ovo batido com a pitada de sal
6- Pincele ou polvilhe o recheio (veja sugestões abaixo)
7- Enrole a massa a partir de um lado largo, de modo a obter um cilindro comprido no final.
8- Corte o cilindro em fatias com cerca de 2cm de espessura (nesta receita, 12 a 13 fatias)
9- Disponha as fatias em uma assadeira untada e levemente enfarinhada. Escolha uma assadeira que permita aos rolinhos ficarem juntos mas não apertados demais; isso permitirá que cresçam para cima sem abrir. O ideal é que fiquem separados por cerca de 2cm antes de crescer novamente.
10- Cubra e deixe crescer até quase dobrar de tamanho.
11- Pré-aqueça o forno a 220 graus por 20 a 30 minutos. Deixe uma assadeira no fundo do forno para aquecer.
12- Coloque a forma no forno e despeje 1 copo de água na forma aquecida para formar vapor. Feche a porta do forno imediatamente e diminua a temperatura para 190 graus. O vapor vai ajudar na cor e na maciez da massa.
13- Deixe assar por 15 a 20 minutos, até dourar.
14- Retire do forno, desenforme ainda quente e coloque sobre uma grade para esfriarem sem umedecer o fundo.
15- Cubra com a cobertura desejada (veja sugestões abaixo.
SUGESTÕES DE RECHEIO:
Note que algumas sugestões podem ser espalhadas com uma colher mas, outras, mais consistentes, precisam ser espalhadas com a ajuda de um saco de confeitar para não rasgar a massa do pão. Tenha cuidado com a quantidade de recheio porque os chineques ainda vão crescer e o recheio pode vazar.
- Mistura de açúcar com canela à gosto
- Pasta com 40g de manteiga derretida, 50g de açúcar e 50g de coco ralado
- Geleia de frutas (a gosto)
- Brigadeiro em ponto de colher
- Doce de leite em pasta
- Pincele 40g de manteiga derretida e espalhe nozes moídas (cerca de 50g)
- Purê de maçã (veja a receita do Apfelmuss aqui)
- Pincele 40g de manteiga derretida e espalhe uvas passas embebidas em rum (deixe marinando pelo menos 24h), drenadas
SUGESTOES DE COBERTURA:
- Aqueça 1 xícara de açúcar de confeiteiro com 1/2 xícara de leite, sem ferver. Despeje sobre os Schnecken assim que estiverem assados e volte ao forno por mais 5 a 10 minutos para secar.
- Pincele manteiga e polvilhe açúcar de confeiteiro
- Pincele geleia de damasco rala sobre os Schnecken assim que desenformar