O Spätzle é uma massa de ovos muito versátil que pode ser servida com molho ou ragú, bolonhesa, goulash, queijo e cebola (Kässpätzle) ou simplesmente com uma farofa de farinha de rosca torrada com manteiga. O Spätzle era apreciado inicialmente nas regiões da Suábia e na Bavária, mas logo se espalhou por toda a Alemanha e Europa e hoje é conhecida em todo o mundo.
A palavra Spätzle vem do dialeto suábio e é um diminutivo de Spatz (pássaro, pardal), isso porque originalmente a massa era moldada com colheres e isso conferia à massa cozida a lembrança de um pardalzinho.
O Spätzle também é conhecido como Spätzli e Chnöpfli na Suiça.
Spätzle – receita básica
Ingredientes
- 500g farinha de trigo
- 1 colher (chá) sal
- 4 ovos
- 125ml água morna ou leite morno
Modo de fazer
- Misture todos os ingredientes até obter uma massa lisa. Deixe descansar (o tempo ideal é 2h)
- Em uma panela grande coloque para ferver 5 litros de água com 1 colher (sobremesa) de sal e 1 colher (sopa) de óleo.
- Quando estiver fervendo, coloque uma parte da massa em uma tábua de cortar carnes e, com o auxílio de uma faca ou espátula, corte tiras finas de massa, mergulhando a faca ou espátula na água fervente para não grudar.
- Deixe levantar fervura e conte 4 minutos para cozinhar a massa. Retire a massa cozida com uma escumadeira e coloque em uma travessa. Acrescente 1 colher (sopa) de manteiga derretida na travessa para evitar que grudem.
Dicas:
1- Você pode fritar levemente o Spätzle em manteiga depois de cozido. Neste caso, escorra bem antes de fritar.
2- O Spätzle também pode ser servido em caldos de carne, no lugar no macarrão, ou ainda na canja, no lugar do arroz.
DICA: Na Alemanha é possível encontrar “máquinas” de Spätzle, acessórios para ajudar a dar forma à massa na hora de levar para a fervura. As mais comuns fazem fios compridos como espaguete ou pequenas bolas, ou gotas. Para usar qualquer um deles, basta deixar a massa um pouco mais líquida. Veja uma sugestão para deixar seu Spätzle tão bonito quanto delicioso: Clique aqui