O Goulash (ou Gulash) é um prato de origem húngara mas que se espalhou primeiro pelo império austro-húngaro e depois por vários outros países da Europa Central. Trata-se de um guisado de carne bovina que tem como principal diferencial o sabor da páprica, um tempero em pó feito de pimentão.
O Goulash acompanha muito bem massas como Spätzle, vários cortes de macarrão e nhoque. Também fica bom acompanhando arroz e Kartoffelklösse.
Goulash da Oma
Ingredientes
- 1Kg Acém em cubos, limpo (retire o excesso de gordura)
- 2cx Polpa de tomate
- 6 cebolas grandes
- 5 dentes de alho
- 1 colher (sopa) sal
- 1 colher (sopa) páprica doce
- 1 colher (chá) páprica picante
- 2 folhas louro
- 1 punhado manjericão (opcional)
Modo de fazer
- Em uma panela de pressão, refogue o acém em óleo quente ou banha. Mexa o mínimo possível para evitar que a carne solte muita água.
- Quando a carne estiver dourada, junte o alho esmagado e a cebola picada em pedaços grandes. Quando a cebola estiver transparente, junte as pápricas, o sal e as folhas de louro.
- Misture bem e junte a polpa de tomate. Se precisar, acrescente água até cobrir completamente a carne.
- Tampe a panela. Quando pegar pressão, abaixe o fogo e deixe cozinhar por cerca de 40 minutos, até que a carne esteja macia.
- Acrescente o manjericão bem picadinho.
Dicas:
1- Tradicionalment, a receita leva músculo bovino. O acém pode ser substituído por outros cortes de segunda, como paleta, peito e coxão duro.
2- Para eliminar a acidez dos tomates e ajudar no processo de dourar a carne, inclua uma colher de chá cheia de açúcar quando colocar a carne para dourar.
2- Substitua as 2 caixas de polpa de tomate por 1Kg de tomate (de preferência o tipo Italiano, sem pele e sem sementes) passado pelo liquidificador.
3- Acrescente champignon ao final da preparação.